terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Primeiro mandamento-Um só DEUS(1)

Os dez  mandamentos-Vida.net                                      Postado por:Felipe Santos
Certa vez um atleta famoso comentou que por algum tempo tudo o que ele fazia estava relacionado com a sua modalidade esportiva; ele comia, dormia, falava, e pensava aquele esporte. Até que um dia percebeu que não poderia mais praticá-lo. Foi quando questionou o que faria de sua vida.
Certamente podemos dedicar nossas energias e anos de vida para muitas causas e objetivos. Mas, apenas um objetivo de vida poderá consumir-nos, sem que venhamos a nos sentir frustrados por ele, é a motivação correta para a vida. Existe uma grande diferença entre simplesmente viver e viver com um propósito. Com o primeiro mandamento, “Não terás outros deuses além de mim”, Deus está propondo que estudemos os demais mandamentos com a perspectiva definida de que: Deus é o centro da nossa existência, o propósito de nossa vida. Existimos porque Deus existe. Quando se define isto, todas as demais coisas serão vistas, percebidas e experimentadas de uma forma diferenciada.
Uma pessoa egocêntrica tem a si mesma como deus. Tudo funciona em torno dela, que não admite a necessidade ou o direito do próximo. Na sociedade atual do entretenimento, o lazer tem se transformado em deus de muitos. São pessoas que não o abandonam por nada, porque estão exercendo um direito. Transformaram o lazer na essência de sua existência. Há pessoas que fazem do dinheiro o seu deus. Outros adoram o esporte… sempre vivemos em função do nosso deus.
Não estamos falando necessariamente de algo pecaminoso. Amor próprio, dinheiro, namorado, lazer, esporte, profissão não são pecados em si mesmos. O problema começa quando essas coisas e atividades se tornam a essência da vida. O primeiro mandamento trata do equilíbrio interior de cada um. O pecado causa o desequilíbrio levando ao exagero, colocando outras coisas ou pessoas no lugar de Deus. É necessário que nossa essência esteja ajustada. Quando Deus é prioridade na nossa vida as demais coisas se encaixam no lugar certo. “Onde estiver o seu tesouro aí estará o seu coração”. (Mateus 6:21).
Invista algum tempo hoje pensando em quem ou o quê é o seu tesouro. Avalia o seu canhoto do talão de cheques, extrato do cartão de débito ou crédito. Verifique na sua agenda diária como o seu tempo está sendo usado e procure os “deuses” que podem estar tomando o lugar do Deus verdadeiro e desiquilibrando a sua existência.
Busque a Deus e descubra a alegria de ter a Ele e somente a Ele como a razão de viver.
Texto Bíblico Utilizado: Êxodo 20:3; Mateus 6:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário